Calabria, província de Cosenza, Casaletto di Scalea, área mais antiga da cidadezinha, il paese de onde partiu o velho Grazziano com os filhos Ferdinando (Fernando) e José (Giuseppe? Será que tivemos um tio que se chamava Giuseppe? Che meraviglia!), em direção ao Brasil. Scalea é uma região habitada desde a pré-história, depois fez parte do Império Romano e, na Idade Média, tornou-se um antigo porto bizantino, sempre em meio às batalhas de cada época. Faz parte de um sistema de torres de vigilância construídas pelo rei espanhol Carlos V, no séc. XVI. Hoje possui também uma parte nova e turística, uma bela estância balneária às margens do Mediterrâneo. O nome da cidade tem origem na grande quantidade de degraus e escadarias da cidade velha.
Os Netos


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Matéria Experimental: Os Valentie de Oliveira em São Carlos

Vocês sabiam que a Casa do Bispo de São Carlos já foi de Loló (Irmã da Vovó Zaíra)? Pois é, é vero. E que tem uma estátua do Tio Ito (Dr. Samuel Valentie de Oliveira) na entrada da Maternidade de São Carlos, onde a Juca trabalha ajudando os novos nenéns são-carlenses a nascerem (Dra. Maria Julia)?

E que a rodovia que passa por nossa cidade, atravessando o Estado de São Paulo, a Washington Luís, tem no nome o mesmo Oliveira da Vó Zaíra (Washington Luís de Oliveira - ex-Presidente da República)? E que o Tio Ito foi duas vezes prefeito de São Carlos? Pois é, a família da Vovó Zaíra é uma família muito importante na história de São Carlos.

Quando a Dona Zaíra casou-se com o vovô Oscar, uniram-se duas famílias muito importantes do interior paulista, os Valentie de Oliveira e os Geribello, de Itu, em que Graciano Geribello, irmão do vovô, foi um médico importante, também foi duas vezes prefeito de Itu, e tem uma estátua dele em praça pública.

É por isso que os "mais velhos" têm tanta história para contar aos mais novos, e nos almoços de família formam-se todos aqueles grupos de gente conversando, horas a fio, sobre muitas coisas interessantes de hoje e de ontem.