Calabria, província de Cosenza, Casaletto di Scalea, área mais antiga da cidadezinha, il paese de onde partiu o velho Grazziano com os filhos Ferdinando (Fernando) e José (Giuseppe? Será que tivemos um tio que se chamava Giuseppe? Che meraviglia!), em direção ao Brasil. Scalea é uma região habitada desde a pré-história, depois fez parte do Império Romano e, na Idade Média, tornou-se um antigo porto bizantino, sempre em meio às batalhas de cada época. Faz parte de um sistema de torres de vigilância construídas pelo rei espanhol Carlos V, no séc. XVI. Hoje possui também uma parte nova e turística, uma bela estância balneária às margens do Mediterrâneo. O nome da cidade tem origem na grande quantidade de degraus e escadarias da cidade velha.
Os Netos


terça-feira, 28 de julho de 2009

Mais um "ensaio" - simples, mas uma aumentadinha, afinal, somos de Itu

A história dos Geribello em Itu é muito semelhante à história contada pela minissérie da Rede Globo, Um Só Coração (2004), baseada em livro de Yolanda Penteado, Tudo em Cor de Rosa, adaptado por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira - como homenagem da emissora aos 450 anos de São Paulo.

Fernando Geribello (o "avô" italiano) e sua família (desde o pai, o velho Graziano, que viveu até os 101 anos) já se estabeleceram em Itu como produtores, negociadores e comerciantes de café, donos de algumas lojas de produtos da fazenda. Ele reúne suas economias e compra uma fazenda maior em Piracicaba. Mas, jovem ainda, aos 50 anos, Fernando adoece e morre, deixando a viúva e os filhos diante de um dilema: vender a fazenda ou abandonar todas as outras atividades para se dedicar a ela. Quem orienta essa decisão, liderando um grupo de amigos da família, é Prudente de Morais, que viria a ser Presidente da República.

Graciano Geribello, filho mais velho, é um jovem estudante de Medicina no Rio de Janeiro, frequentando o último ano do curso. Os amigos reunidos em torno da mãe, Olympia, dizem a ele que estão dispostos a saldar os compromissos da fazenda de Piracicaba, desde que ele abandone os estudos e se dedique à fazenda. Graciano escolhe a Medicina, e a fazenda é vendida. Mas seu irmão Oscar Geribello, em São Carlos, não deixa os negócios e começa uma pequena máquina de café com sua família.

Graciano forma-se em medicina, volta para Itu e torna-se um dos cidadãos mais ilustres da história da cidade, como médico familiar tradicional, diretor da Santa Casa e prefeito da cidade duas vezes.

FONTE: Página de memória da família Geribello Calvanese, (clique no nome para visitar a página)